Reiki Tradicional

É importante que tenhamos a real consciência do que nos move aquando da decisão de nos iniciarmos no Reiki. O Reiki não é um destino em si, é um caminho. A energia é uma realidade, está provada cientificamente como um facto. Deveremos possuir o máximo respeito, seriedade e sentido de responsabilidade quando decidimos entrar duma forma mais consciente e ativa na estrada da cura e do trabalho interior, a este nível.
Intenção, compaixão, verdade e Amor são requisitos fundamentais para quem abraça este método, sob a pena de não sentirmos qualquer transformação e/ou progresso interior, o que nos poderá levar à frustração e ao desânimo.

É o primeiro passo na aprendizagem do Reiki Tradicional. O aluno recebe a primeira sintonização com a Energia Universal e aprende, através da imposição das mãos e outros métodos, a aplicar Reiki a si e a terceiros. Os princípios e valores de Mikao Usui, o fundador, são apresentados para que o verdadeiro alcance do Reiki seja assimilado e sentido. A sensibilidade das mãos é desenvolvida e o aluno percebe como se opera a transmissão de energia, acontecendo uma profunda revitalização do seu campo energético. Assim promovem-se desbloqueios a nível emocional, mental e físico.

Alguns dos tópicos abordados no NÍVEL I   

INTRODUÇÃO

Definição do Reiki

Imposição das mãos

Ki – energia vital
(Re)Ligação à Energia Universal

 

PRÁTICA DOS CHAKRAS A HISTÓRIA DO REIKI: Mikao Usui e Chujiro Hayashi​​

Hawayo Takata
Ramificação do Reiki
O Reiki no futuro
 

PRINCÍPIOS DO REIK I: Prática dos 5 Princípios​​

Amor incondicional

SINTONIZAÇÕES: Os níveis​

Sensações
Período de purificação

 

APLICAÇÃO DO REIKI:

Aspectos a ter em conta na aplicação do Reiki
Reiki e outras terapias
Reiki e animais
Reiki e plantas

SESSÕES DE TRATAMENTO:
Aspectos gerais
Preparação do terapeuta
Introdução à meditação Hatsurei-ho
Kenyoku – Banho Seco
Gassho – Duas Mãos Juntas
Joshin Kokyuu-ho – Técnica de Respiração
Como colocar as mãos
Sensações nas mãos
Onde colocar as mãos

AUTO-TRATAMENTO:
Posições para auto-Reiki
 

​TRATAMENTO DE OUTRAS PESSOAS:
Local
Posições
Terminar o tratamento
Como fazia o Sensei Usui
Byosen – Cura Focalizada
Reiji-ho – Indicação da Energia Universal
 

​QUE MÉTODO ADOTAR PRINCÍPIOS ÉTICOS E DEONTOLÓGICOS TÉCNICAS ADICIONAIS:
Hanshin Koketsu-ho – Activação da Corrente Sanguínea
Nentatsu-ho – Reprogramação do Subconsciente
Gedoku-ho – Libertação de Toxinas
Shu Chu Reiki – Reiki Concentrado
 

TRATAMENTOS – PRÁTICA:
Reações
Sobre a cura
Sobre a gratidão

NÍVEL II –  A Transformação

O caminho continua no Nível II, onde existe um aprofundar de todos os aspectos relacionados com o Reiki e seu alcance energético/consciêncial. Aqui aprofundamos em todos os sentidos a prática do Reiki. O praticante aprende a utilizar vários símbolos sagrados que potenciam a energia, a enviar Reiki à distância e a harmonizar pensamentos e sentimentos. Ao ser transmitida a segunda sintonização com a Energia Universal, a capacidade de transmissão energética aumenta consideravelmente. Várias técnicas e métodos são abordados com vista a um enriquecimento ao nível da experiência e do sentido.
 

Alguns dos tópicos abordados no NÍVEL II:  

 

INTRODUÇÃO:
Os 3 Símbolos do Okuden
Como desenhar os símbolos
Ativação total

Meditação durante um tratamento​

 

CHOKU-REI:
Significado e origem
Aplicações do Choku-Rei
Meditação com o Choku-Rei

​SEI-HEKI:
Significado e origem
Aplicações do Sei-Heki
Meditação com o Sei-Heki

​HON-SHA-ZE-SHO-NEN:
Significado e origem
Aplicações do Hon-Sha-Ze-Sho-Nen
Meditação com o Hon-Sha-Ze-Sho-Nen

​TRATAMENTO À DISTÂNCIA – ENKAKU CHIRYO-HO:
A ética na cura à distância
Permissão para envio de Reiki
Negações explícitas
Métodos
Concha
Caderno
Caixa
Frequência dos envios

​TRATAMENTOS LOCAIS:
Sinergia do Reiki II
Métodos tradicionais
Gyoshi-ho – Cura com o Olhar
Koki-ho – Cura com a Respiração
Sei-Heki Chiryo-ho – Reprogramação do Subconsciente
Kotodama – A Alma da Palavra
Meditação Kotodama


MEDITAÇÕES:
Hatsurei-ho
União com o Amor incondicional do Reiki

 

Requisitos para frequentar o Curso de Nível II:
Para efectuar o Nível II, ter efectuado previamente o Nível I (mesmo se efectuado com outro instrutor). Pede-se o certificado de Nível I.

NÍVEL III – A Realização

Aqui renascemos para uma dimensão superior no caminho do Reiki e da responsabilização.
Este Nível permite elevar (ainda mais) o  padrão energético-consciencial e dá a possibilidade, se com a intenção e postura corretas, de formar e iniciar novos praticantes de Reiki.
O Nível III de Reiki (Mestrado de Reiki Tradicional) é só o princípio de um caminho que, por vezes, julgamos ilusoriamente estar já completamente assimilado e integrado. Caminhemos com humildade e simplicidade. Não existe outro caminho para o verdadeiro conhecimento e paz interior. Na terceira sintonização o praticante recebe ensinamentos ainda mais profundos e subtis, e aprende a usar a energia de forma a contribuir mais efetivamente para o seu crescimento interior, transformação e a ser mestre de si próprio.

 

​São transmitidos símbolos sagrados adicionais que ampliam a consciência pessoal para a fusão com o Todo.

Aprende, igualmente, a utilizar processos e sistemas vitais que potenciam a energia e efeito das suas terapias. No Nível 3 de Reiki, nível máximo de acordo com a tradição original de Mikao Usui, é transmitido ao praticante o processo de sintonização dos alunos nos Níveis 1, 2 e 3, e a ministrar, caso o pretendam, cursos de Reiki Tradicional “Usui Shiki Ryoho”. Assim contribui de forma efetiva para a melhoria energética e espiritual do planeta, abraçando a difusão dos ensinamentos de forma íntegra, ética e responsável. Pretende-se, assim, que o praticante possa cultivar de forma clara, vigorosa e transparente os princípios com os quais Mikao Usui pautava a sua existência e nos quais se baseava para desenvolver o seu Reiki.

Como referido anteriormente, pretende-se também (caso o praticante sinta esse apelo interior), formar instrutores capazes de transmitir aos seus alunos, mais do que conhecimento, uma experiência de vida.

 

​Evitamos com esta postura criar “passa diplomas” ou instrutores mecanizados que confiram mais valor ao cheque que é passado no final do Curso, do que ao processo sagrado que é um “Mestrado” de Reiki.

(Nota : “Mestrado” = caminho de uma vida)
 

O que faz toda a diferença, independentemente do investimento do Curso, que varia consoante o Instrutor, é a atitude, sinceridade e respeito com que aluno e Instrutor abraçam este patamar do Reiki.

Alguns dos tópicos abordados no Nível III:

INTRODUÇÃO:
Reiki III
Shinpiden
Significado
Dai-Ko-Myo – Grande Luz Brilhante
Dainichi Nyorai
Meditação Dai-Ko-Myo
Sequência correta do Dai-Ko-Myo

​O ENSINO DO REIKI:
O Instrutor de Reiki
Os alunos

Os diferentes processos
Factores a ter em conta
Preparação do Instrutor
Preparação do espaço
Preparação dos iniciados

​SINTONIZAÇÕES REIKI USUI SHIKI RYOHO:
Preparação para a Iniciação
Shoden – Nível I
Okuden – Nível II
Shinpiden – Nível III

​OUTRAS SINTONIZAÇÕES:
Sintonização de pessoas acamadas
Sintonização de bebés
Sintonizações à distância

​AUTO-SINTONIZAÇÃO – REIJU:
Um pouco de história
Gendai Reiju Básico – Processo
Auto Gendai Reiju
Gendai Reiju Forte – Só para Instrutores de Reiki

​REIKI E MEDITAÇÃO:
Meditação Dainichi Nyorai
Meditação com os 4 Símbolos do Reiki
Meditação Kotodama – Incluindo o Dai-Ko-Myo

​OUTROS SÍMBOLOS TIBETANOS (linha tibetana):
Raku / Serpente de Fogo / Domo / La Hanna Nai

​OUTRAS PRÁTICAS TIBETANAS (linha tibetana):​
Mudras
 

Requisitos para frequentar o Curso de Nível III: Ter efetuado previamente o Nível I e II (mesmo se com outro instrutor – pedem-se os certificados para confirmação)

A Minha Linhagem

Mikao Usui
Chujiro Hayashi
Hawayo Takata
Beth Gray
Collen Kennard
Cheryl Coleman
Carla Gifford
Rosy Naor
Sandra Ramos
Ana Eugénio

 

A Nossa Linhagem – REIKI TRADICIONAL
 “Usui Shiki Ryoho”​​

​Achamos interessante, quando recebemos pessoas nos nossos cursos de Okuden (o segundo grau do Reiki) que dizem “Eu fiz o Primeiro Nível no Reiki Tradicional”. Perguntam-nos também com frequência, nos telefonemas que recebemos a pedir informações sobre os nossos cursos: “O Reiki que ensinam, é o Tradicional ?” Perante tantas questões que recebemos, parece-nos importante tentar esclarecer o que é de facto o Reiki Tradicional, porque Tradições relacionadas com o Reiki existem várias: da Tradição deixada pelo Dr. Usui, temos constatado que cada Mestre ou Professor de Reiki, molda o sistema, mais ou menos, de acordo com a forma como sente e trabalha com o Reiki.

Nesta sequência, desde 1926, data do falecimento de Mikao Usui, até aos dias de hoje, quantas alterações terão já sido efectuadas ?
Assim, quando se fala em Reiki Tradicional, é necessário esclarecer a que tradição nos estamos a referir: à tradição veiculada por Hawayo Takata, que teve as influências e alterações introduzidas por Chujiro Hayashi ? À tradição de algumas escolas de Reiki mais modernas, que introduziram técnicas tibetanas no sistema, e que logo, são distintas da tradição de Usui ? A uma das novas tradições, de alguém que decidiu criar mais uma ramificação do Reiki ? Ou à tradição que o Dr. Mikao Usui realmente deixou ?A tradição que Mikao Usui realmente deixou como legado, está «religiosamente» guardada na Usui Reiki Ryoho Gakkai – a Sociedade (que é o significado de “Gakkai”) que Usui Fundou e que ainda hoje existe no Japão. Acontece que nesta Sociedade (desde o início), só são admitidos japoneses e aqueles que são admitidos, não são autorizados a ensinar Reiki fora da Gakkai.
Dado que muito poucos conseguem Chegar ao grau Shinpiden, alguns membros da Gakkai, decidiram alcançar o mesmo grau, fora da mesma Sociedade – caso de Hiroshi Doi, que possui somente o grau Okuden da Gakkai e decidiu criar o seu próprio sistema de Reiki: o Gendai Reiki-Ho, após ter recebido vários Mestrados, de Mestres de Reiki Ocidentais.

Parece-nos assim claro que, dada a estanqueidade existente na Gakkai, não existe nenhum Ocidental que tenha recebido o Shinpiden diretamente naquela escola, ou seja, não há Mestres de Reiki Tradicional de Usui (que se designa Usui Reiki Ryoho e que significa “Método de Cura Reiki de Usui”) fora da Gakkai – aliás (segundo soubemos por intermédio de Hiroshi Doi), Mestre é um título que não se utiliza na Gakkai, tendo sido inserido nas Tradições Ocidentais.
Isto não invalida todavia, que alguns conhecimentos Tradicionais da Gakkai sejam conhecidos no exterior daquela sociedade japonesa – tratam-se de conhecimentos que foram divulgados recentemente ao “Mundo do Reiki”, na sequência das investigações do alemão Frank Arjava Petter, que viveu cerca de 10 anos no Japão e conheceu alguns membros da mesma sociedade. Também Hiroshi Doi (que é membro da Gakkai), tem veiculado informação diversa sobre as práticas originais do Usui Reiki Ryoho – que (felizmente) coincidem com as informações veiculadas pelo supra-referido investigador, autor e professor alemão.

Torna-se deveras interessante constatar como o Reiki tem evoluído no Ocidente e como se desenvolve no Japão: a partir do momento em que alguns praticantes de Reiki japoneses decidiram aprender algumas das tradições de Reiki ensinadas no Ocidente (segundo soubemos por intermédio de Hiroshi Doi), também na Gakkai, começaram a inserir técnicas e teorias praticadas e instituídas no “Reiki Ocidental” – em simultâneo, no Ocidente, insere-se nas tradições existentes, as práticas japonesas conhecidas recentemente.

Perante este cenário, parece-nos por demais evidente que, o Reiki Tradicional de Usui, está-se a perder no tempo – logo, será legítimo, chamarmos “Tradicional de Usui” ao Reiki que praticamos e ensinamos ?
A nós não nos parece.

Todavia, aprendemos com o tempo a respeitar todas as realidades – algo que não nos impede de termos uma opinião própria.

Por tudo o que aqui escrevemos, termos sempre muita cautela quando empregamos o termo Reiki Tradicional de Usui.

Por respeito ao fundador do Reiki, e embora conhecedores de diversas práticas e técnicas Tradicionais de Usui, não consideramos o Reiki que ensinamos “Tradicional de Usui”, tal como hoje na Usui Reiki Ryoho Gakkai, ninguém se considera Nível 2, por respeito a Mikao Usui. (saiba mais sobre os níveis da Gakkai).

O Reiki que ensinamos, unifica a tradição deixada por Hawayo Takata, algumas práticas tradicionais da Gakkai, assim como algumas meditações que achamos serem importantes para a integração do Reiki, de acordo com a nossa cultura.

Porém, e uma vez que o pilar central do sistema que ensinamos é sustentado pela tradição de Hawayo Takata (principalmente, no que diz respeito ao conjunto de rituais de sintonização que usamos – distinto do que é usado na Gakkai) decidimos designá-lo pelo mesmo nome que a mesma Mestra de Reiki Norte-Americana o designou: Reiki Usui Shiki Ryoho (que significa Método de Cura Natural Reiki de Usui).
Para concluir, parece-nos importante sublinhar que é graças às diferentes tradições e às variações das mesmas tradições, que o Reiki tem chegado a tantos milhares e milhares de pessoas em todo o mundo.
A Fonte do Reiki sabe o porquê de tantas variações – conseguir alcançar ou não esse «porquê», faz parte do caminho de cada um – e cada caminho deve ser honrado e respeitado, ainda que não esteja de acordo com aquilo que consideramos ser “o caminho”.

​Retirado do site de Sandra Ramos e Jorge Ramos ( http://www.ankh.pt.to/)​​

CONDIÇÕES

Horários:

Formação Reiki I – 10h às 19h

Formação Reiki II – 09h às 20h

Mestrado de Reiki Tradicional – Reiki III – Sexta, Sábado e Domingo (Retiro na montanha)
 

NOTA:

São organizados cursos periódicos de Reiki Tradicional – Nível I, por donativo anónimo
(contribuição espontânea). As inscrições são validadas por ordem de registo.

Encontros de Reiki Tradicional estarão acessíveis periodicamente.
Todas as formações incluem Manual + Certificado, assim como acompanhamento pós-curso.

Nota: O Reiki e as Medicinas Alternativas não excluem um diagnóstico e tratamento através da medicina convencional.​