Veja o vídeoAQUI

 

TAI CHI – “Meditação em Movimento”

É uma arte marcial chinesa interna. É também reconhecida como uma forma de “meditação em movimento”. Os princípios filosóficos do Tai Chi têm origem no Taoísmo e na alquimia chinesa. Tem as suas raízes na China sendo actualmente uma arte praticada em todo o mundo. É apreciado no ocidente, especialmente pela sua relação com a meditação e com a promoção da saúde oferecendo a quem vive no ritmo alucinante da cidade, uma referência de tranquilidade e equilíbrio. O Tai Chi contém uma forte influência de movimentos de diferentes animais, tendo sido a base do Kung Fu e da maior parte das artes marciais actuais.

 

Alguns dos Benefícios:

– Desenvolvimento da energia vital;
– Redução do stress / Melhora do sono;
– Equilíbrio emocional e maior concentração;
– Alívio de dores musculares e ósseas;
– Contribui para o rejuvenescimento da pele, para o fortalecimento do sistema imunitário, digestivo, da capacidade respiratória, do sistema cardiovascular, entre outros.

 

Foto_TAI2

 

CHI KUNG – Terapia anti-stress

Tal como o Tai Chi, o Chi Kung (Chi = energia vital; Kung ou Gong = tempo, dedicação, trabalho) é um ramo importante da Medicina Tradicional Chinesa. Informações históricas indicam que as pessoas praticavam Chi Kung para equilibrar os movimentos do corpo, regular o “Chi” (energia) e a respiração, com a finalidade de prevenir, tratar e curar patologias, já nos tempos Yao, há 4000 anos. É eficaz na preservação da energia vital, raiz de toda a saúde física e psíquica. É também conhecido pela sua capacidade de relaxar o corpo e mente. Se praticado regularmente, previne e cura doenças relacionadas com o stress e tensão. Beneficia também o sistema nervoso central, visto que com a prática o aluno aprende a controlar a mente, expulsar pensamentos negativos e a projectar imagens positivas, revigorando e estimulando o cérebro, além de desenvolver a capacidade de concentração. Através da acção dinâmica dos exercícios respiratórios “massaja internamente” os órgãos. Possui igualmente um resultado notável do ponto de vista estético: corrige a postura, adquirindo-se mais segurança e presença.

 

Alguns dos benefícios do Chi Kung:

– É um meio efectivo de manutenção e recuperação da saúde;
– É ideal como complemento de qualquer outra terapia natural;
– Beneficia o metabolismo;
– Previne a maioria das patologias de “meia idade”, tal como rigidez arterial problemas articulares;
– Estimula o sistema circulatório e respiratório, conferindo flexibilidade ao corpo.

 

Escutar o Corpo. Viver cada gesto.

O objectivo do Tai Chi e do Chi Kung (ambos com reconhecida importância pela O.M.S.) é permitir a livre circulação no corpo humano do “Chi” (energia vital), através dos canais energéticos (meridianos) que se pretendem desbloqueados, com vista a manter o equilíbrio, ligando o Homem   “fonte Universal” e desta maneira prevenir, tratar e se possível curar todos os desequilíbrios.

Na concepção da antiguidade oriental o Homem faz a ligação entre o céu e a terra, sendo um receptáculo das forças cósmicas, com a cabeça em contacto com o céu e os pés com a terra. Quando tal acontece e o “Chi” circula livremente, a doença não existe.

 

A MEDITAÇÃO (não incluída nas Práticas de Tai Chi & Chi Kung)

Alguns exemplos:

 

Meditação Taoísta & Budista
Muito se tem falado da Meditação ao longo dos séculos e mais recentemente dos benefícios incontornáveis para o ser humano. A Meditação que apresento é um complemento   efectuada com Tai Chi & Chi Kung e assenta em práticas milenares que pratico há mais de 20 anos, tendo vindo a aprofundar cada uma progressivamente.

Os 6 sons de Cura (“The six healing sounds”)
(Meditação que tem como base a respiração, o som e o movimento com vista a desintoxicar os órgãos e a libertar as emoções associadas a cada um).

Meditação com taça tibetana e címbalo
(Método através da acção primordial do som, com vista a colocar em movimento energia vital, sangue e líquidos orgânicos, para optimizar a todos os níveis mente e funcionalidade do organismo).

Meditação activa com Mantras
(Método ancestral de raiz budista onde entoando palavras/frases em sânscrito (língua sagrada) eleva o estado vibratório da energia vital do ser humano).
Meditação guiada com acção sobre a mudança de padrões e pré formatações mentais
(Método gradual de alteração de padrões mentais de acordo com a vontade e intenção de cada um, com vista   remoção de “lixo” energético/mental que bloqueia o progresso interior, a vários níveis).

 

 

Práticas Adultos:

2ª f – 10h às 11h / 3ª f – 19h  às 20.15h
Sábados – 8.30h  às 9.45h 

 

Adultos:

Prática:

75m / Regime livre, entrada a qualquer altura do ano, dependendo do número de vagas.

Práticas desenvolvidas outdoor & indoor, dependendo da meteorologia.

 

*

 

PRÁTICAS ORIENTAIS p/ Crianças: 
Sábados – 10h às 11h 

Nota: Inclui Tai Chi / Chi Kung / Gestão emocional em contexto escolar / Meditação / Libertação Emocional

Para irmãos – valores especiais, mediante consulta;

60m / Regime livre, entrada a qualquer altura do ano, dependendo do número de vagas;

Práticas desenvolvidas outdoor & indoor, dependendo da meteorologia;

OFERTA (crianças) – 1 Massagem Terapêutica/mês, pela Terapeuta Mafalda Leite.

*

Local: SER MAIOR – Academia

 

Instrutor:
Rodrigo Belard Silvano

Instrutor de Chi Kung Terapêutico com formação na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa (Universidade de Nanjing – China).
Membro da Associação Profissional de Chi Kung & Tai Chi Terapêuticos & FPTCT.

 

 

apcktt                     FPTCT2

F
F